Andando em amor


Palavra

Estudo do livro de Efésios - Cap. 5:1 a 17
1. Sendo imitadores de Deus como filhos amados

Este é o mais alto nível de prática cristã: tornar-se imitador de Deus. Mas em que aspecto deve¬mos imitar a Deus? Deus possui dois tipos de atributos: os incomunicáveis e os morais. Os atributos incomunicáveis são a onipotência, onipresença, onisciência, majestade e glória. Esses atributos são incomunicáveis porque eles fazem de Deus, Deus. Os atributos que devemos imitar são atributos morais como santidade, justiça, bondade, amor, misericórdia, compaixão, paciência e fidelidade:
“Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo” (I Pe 1.16).
Podemos ser imitadores de Deus porque somos seus filhos e temos a sua natureza, um homem pode imitar outro mas, só um filho pode de fato se parecer com o pai. No capítulo primeiro vimos que o Senhor nos escolheu para sermos santos e nos predestinou para sermos filhos (l :4-5). Mas não somos apenas filhos, somos filhos amados. Deus é amor e a maneira como imitamos a Deus é andando em amor.

2. Andando em amor como Cristo

No verso l temos o Pai como modelo, mas no verso 2 temos Cristo como modelo. Cristo andou em amor e demonstrou isso entregando-se a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em “aroma suave.” Só podemos andar em amor se conhecermos o amor de Deus. A nossa conduta é determinada pelo que cremos.

3. Participando do reino de Deus e de Cristo

Paulo menciona muitas coisas impróprias aos santos, coisa estas que podem desqualificar o crente para participar do reino de Cristo na próxima era:
Impudicícia é "porneia" no original e significa todo tipo de prostituição, adultério, fornicação, homossexualidade, lesbianismo, relação sexual com animais etc.
Impureza é proveniente de desejos sexuais, luxúria e vida devassa.
Cobiça é o desejo cheio de ganância e sem controle e pode ser uma cobiça com intenção sexual ou financeira.
Conversação torpe é falar algo obsceno ou imoral; chocarrices é contar uma piada com conteúdo sexual, é tentar fazer rir com baixarias.
É interessante que a palavra no original tem o sentido de uma conversa espirituosa e até inteligente, mas com conteúdo de impureza.

Em oposição a tudo isso está as ações de graças. Isso significa que não devemos fazer piadas com o sexo, mas sermos gratos a Deus por ele. Esta é uma maneira de mantermos a santidade em nossa vida sexual.
O incontinente é aquele que pratica a "porneia" e é chamado de "pornos" no original.
A palavra traduzida aqui como avarento é "pleonektes" que pode significar alguém que tem cobiça financeira ou cobiça sexual, é assim talvez para mostrar a estreita relação entre a imoralidade e a avareza.

O reino de Cristo é o milénio (Ap 20. 4, 5; Mt 16.28; Mt 13. 41,43).
João 3.5 fala do reino de Deus que entramos quando nascemos de novo, em Rm 14.17 diz que o reino de Deus hoje é a Igreja.
Assim o reino de Deus está relacionado com a salvação, mas o reino de Cristo está relacionado com a recompensa aos crentes vencedores no Milénio.

4. A ira de Deus sobre os filhos de desobediência

A ira de Deus vem principalmente pelas três coisas mencionadas anteriormente.
Os filhos da ira são também chamados de filhos da desobediência. Alguns filhos de Deus têm se comportado como filhos da desobediência.
Observe a sequência dos argumentos de Paulo para levar a igreja a uma vida santa:
  • para não darmos lugar ao diabo (4:27);
  • porque entristece o Espírito Santo (4:30);
  • como filhos amados devemos imitar nosso pai e honrar a família. (5:1);
  • há coisas que não convém a santos (5:3); não podemos participar do reino de Cristo se as praticarmos (5:5);
  • porque por essas coisas vem a ira de Deus (5:6).

5. Andar como filhos da Luz

Deus é luz e ser filho da luz é ser fillho de Deus e ter a sua natureza. Antes éramos trevas, mas agora somos por natureza luz. E o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade.
A grande diferença entre o cristianismo e as seitas é que aqueles que estão nas seitas buscam felicidade, mas o crente busca a santidade. A santidade é o nosso maior interesse hoje. No momento não parece ser agradável, mas é ela que produz em nós a felicidade de estar nos caminhos de Deus.

6. Não sendo cúmplice mas reprovando as trevas

Ser cúmplice é deixar de advertir o outro do seu erro e até mesmo encobri-lo ou fazer de conta que não vê.
Reprovar pode também ser traduzido como expor. Não reprovamos no sentido de sermos moralistas ou legalistas, mas pregando a verdade da Palavra de Deus.
Somente por sermos luz naturalmente expomos as, as trevas dos filhos da desobediência.
A natureza básica da luz é expor. Ninguém gosta de ser exposto. Precisamos ser cuidadosos ao fazer isso. Quando expomos devemos estar limpos para não contaminar o outro. Ao ser exposto devemos olhar para o Senhor e não para aquele que nos expõe.
A maneira de não sermos cúmplices das obras das trevas é pregando o evangelho como está no verso 14: "Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará."
7. Andando como sábios
Os filhos da desobediência são chamados aqui de néscios.
O que é a sabedoria? Antes de tudo sabedoria não é acúmulo de conhecimento ou ainda inteligência, habilidade e genialidade. Pode-se ter tudo isso e não ter sabedoria.

Sabedoria também não é o mesmo que bondade ou generosidade.

Sabedoria é ter todas essas coisas (conhecimento, inteligência e habilidade) e saber correlacioná-las com o viver diário.

Quem guarda o mandamento não experimenta nenhum mal; e o coração do sábio conhece o tempo e o modo. Ec. 8:5

Para compreendermos o sábio precisamos contrastar com o tolo.

1. O tolo ou néscio é aqugle que anda pela suas emoções. Os nécios não consaeguem apredentar razões. Ele é capaz de votar num político por causa da sua aparência. Tudo é avaliado em termos de sentimento e não de razão. É o crente que busca apenas uma boa sensação no culto.

2. O néscio é sempre governando pelojigsaio. Se ele deseja então lhe parece apropriado.

3. O néscio também age governado pelo instinto e pêlos impulsos naturais. Muitos se orgulham disso dizendo que não perdem tempo pensando demais, elas simplesmente agem.

4. Por outro lado o néscio pode ser também governado pelo zelo. O zelo e a sinceridade são maravilhosos, mas não foram destinados a estar no comando. O zelo pode levar ao fanatismo, crueldade e perseguição.

5. Isso acontece porque o néscio nunca pensa nas consequências dos seus atos. O sábio considera o momento, mas não ignora as possíveis consequências. Podemos dizer que o tolo é imprudente e impaciente. Todavia apenas a prudência e cautela não faz de alguém sábio.

6. É o caso do silêncio. Ficar em silêncio não é ser sábio necessariamente, na verdade o silêncio é a virtude dois tolos (Pv. 17:28). Mas ser um bom ouvinte é o maior sinal de sabedoria.

Como sábios precisamos remir o tempo, ou seja, aproveitar toda oportunidade que temos. Todos prestaremos contas do que fizemos de nosso tempo.

Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cris¬to, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo. II Cor. 5:10

O sábio é também aquele que conhece a vontade de Deus? A vontade de Deus aqui é tudo o que Paulo fala dos verso l ao 17.

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