CONTRATO OU ALIANÇA?



I SAMUEL 18:1-4

ELEMENTOS DE UMA ALIANÇA
Quando estamos em aliança temos todas as coisas em comum. Jônatas e Davi são um exemplo dos elementos de uma aliança.
Uma aliança de casamento é muito mais profunda que a aliança entre dois homens, mas penso que esta aliança nos dá um exemplo do nível de compromisso que precisamos ter com o nosso cônjuge.
a. Deu-lhe a capa
A nossa aliança de amor é também uma aliança de amizade. Depois de ter feito uma aliança com Deus, Abraão foi chamado amigo de Deus. Quando andou na terra, Jesus foi chamado de amigo de pecadores, porque Ele estava em aliança com o homem pecador.
Na aliança nos tornamos um. A aliança é a base da amizade (Pv. 2:17).
Entregar a capa significa que numa aliança de amor nós guardamos e cobrimos o outro. Um cônjuge nunca deve ser cúmplice do pecado do outro, mas estando numa aliança ele vai colocar uma capa sobre ele (PROTEÇÃO).
A capa também era símbolo de riqueza indicando que nossos bens agora são compartilhados. Tudo o que é meu agora é seu também.
b. Deu-lhe a armadura
Despojar-se da armadura é dizer: “Agora, dependo de você para me proteger dos meus inimigos.” Só nos sentimos seguros e protegidos numa relação de verdadeira aliança.
Um cônjuge protege o outro. Oferece uma armadura contra calúnias, fofocas, armações etc.
c. Deu-lhe a espada
De um lado, dar a espada significa que estou entrando desarmado no casamento de qualquer atitude de desconfiança.
Entregar a espada é usá-la não para ferir, nem para atacar ou agredir, mas para extirpar um tumor que está ameaçando a vida do outro.
Provérbios diz: “Leais são as feridas feitas pelo que ama” ( Pv 27.6).
d. Deu-lhe o arco
A espada e a armadura são para a defesa, mas o arco é também para caçar o alimento. Um amigo não desampara o outro.
Ao entregarmos o arco estamos dizendo: “Eu não vou deixar você na mão. Tudo o que eu tenho é seu também. Minha riqueza é sua riqueza e suas dívidas são minhas dívidas.
e. Deu-lhe o cinto
O cinto era usado para dar firmeza e sustentação. Numa aliança o nosso cônjuge é que nos dá suporte nos momentos de luta e aflição. Nós somos a “escora” do nosso companheiro. Se ele está com a perna quebrada, nós somos a “muleta” que o ampara. Todo casamento é constituído de dois companheiros de jugo (Gl 6.2; Fp 4.3).
Ninguém deveria fazer um compromisso de casamento sem compreender o que significa a aliança.

0 comentários:

 
Videira Igreja em Células © 2011 | Jesus é a Videira Verdadeira e nós somos os Ramos.