Desejo falar sobre o poder da oração em nossas vidas. A igreja precisa orar. Você precisa orar. A
oração é a ponte entre você e os milagres de Deus. Quando oramos colocamos “Deus em cena”. Permitimos que Ele assuma o controle da situação. A Palavra ordena: Orai sem cessar. Não há overdose de oração!
É um fato que normalmente as pessoas colocam a oração em último lugar. Por exemplo: Surge uma enfermidade em sua vida e elas te perguntam: “- você já foi ao médico?”. Achamos que orar não funciona. Talvez por causa de muitas orações não respondidas, começamos a desacreditar que orar funciona. Acredito que toda a oração tem de encontrar uma resposta. Faz parte de qualquer relacionamento sadio, entre o Pai e seus filhos, uma comunicação clara e precisa. Um sim ou um não. Mas uma resposta. É frustrante quando não ouvimos a voz do Pai. É terrível melhor dizendo. Causa-me um desespero na alma! Quase entro em pânico!
A oração é um privilégio para você. Acima de tudo, ela deve ser gratificante, pois se trata de um relacionamento com o Pai Celeste. Nos dias em que Cristo andou sobre a terra, as coisas não eram mais fáceis do que são agora .
São inúmeros os exemplos na bíblia. Uma mulher com hemorragia obteve o seu milagre depois de
atravessar uma multidão e tocar nas vestes de Jesus. Ela estava fraca, abatida e sem esperança. Um cego gritava cada vez mais alto e Jesus continuava se distanciando. Um homem chamado Jairo principal da sinagoga, joga fora sua reputação e corre até aos pés de Jesus. Ele se humilha. Ele chora. Ele clama. Uma mulher de origem estrangeira tem uma filha atormentada pelos demônios. Vem até Jesus clamando em alta voz. Jesus não dá a mínima. Jesus a despede. Ela insiste. Ela implora. Ela não abre mão de seu desejo de ter a liberdade da filha. Ela supera a resistência do próprio Deus. Ela se vence.
Amado irmão. Não há reino sem esforço. Não há milagre sem clamor. Não há milagre sem busca. Participe. Envolva- se. Esforce-se. Isto fará diferença.
Antes de tudo...ore
Em 1Tm 2.1, o apóstolo Paulo diz: Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens,... Veja que antes de qualquer coisa você deveria orar. A oração coloca o assunto nas mãos de Deus. A oração convida o Espírito Santo para atuar em nossa vida. Antes de iniciar uma reunião de discipulado, ore. Antes de tratar algum problema, ore. Antes de conversar algo sério com sua esposa, ore. Lembre-se que Deus só dá o que você pede. Deus é generoso e gentil. Ele não o forçará a nada. O Espírito Santo é poderoso e meigo no relacionamento conosco.
O apóstolo Tiago diz: “Você não tem porque não pede”. Então peça, ore, interceda, agradeça a Deus por todos os homens e por tudo o que você enfrentar na vida.
A oração é um deleite
A oração é o encontro de nosso espírito com Deus (que é espírito). É saciar a sede da vida com a água viva. É alimentar o espírito. Se você não se deleita em momentos de oração, você não descobriu o “reino dos céus” na terra. Sua vida não tem paz e nem alegria.
A oração é uma batalha espiritual
Você precisa compreender que através da oração nos movemos no mundo espiritual. Existem anjos e demônios lá. Às vezes você enfrentará oposição espiritual enquanto ora. Nesse momento é importante que você ore no espírito.
Paulo disse em Romanos 15:30 “Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,”. Há uma batalha espiritual na oração. Precisamos vencê-la.
Vigiando com toda a perseverança –Ef 6.18
Sabemos que, quando vigiamos, vigiamos em virtude de haver algum perigo. Quando estamos em guarda é devido ao inimigo estar por perto. Sem nenhum perigo ou inimigo nos cercando, não temos necessidade de ser cautelosos. Em outras palavras, sempre que há necessidade de estar alerta, deve haver um inimigo ou algum tipo de perigo adiante. Logo, precisamos estar atentos no tempo de oração e súplica. Devemos encontrar tempo para orar. Se esperarmos o tempo livre para orar, nunca teremos a oportunidade de fazê-lo.
Também precisamos vigiar o momento da oração. No momento da oração, o inimigo ataca. Seus pensamentos começam a vagar e tornam-se confusos. Você não sabe para onde seu ser está sendo conduzido. A princípio, seu corpo está repleto de força, mas, à medida que começa a orar, seu corpo imediatamente se sente cansado e sonolento.
Se algum de nós se sente fraco no momento de orar, não deve considerar essa fraqueza algo natural. Além do mais, se percebemos que nossos pensamentos estão vagando no momento da oração, não devemos aceitar esse fato como sendo normal. Tudo isso simplesmente vem de Satanás para enganar-nos e atacar-nos.
Deus está interessado em responder sua oração
“Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome. Até agora nada tendes pedido em meu Nome, pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa”. (Jo 16.23,24).
Confie plenamente nesta verdade: Deus quer atender sua oração.
Os três níveis da oração
A oração de petição possui três níveis. Não sei dizer quando utilizar um ou outro. Eu me guio pela resposta. Se sua resposta chegou no primeiro nível, então não precisa avançar, mas se ainda não chegou, então você terá que continuar até obter a sua resposta dos céus.
Nem sempre é fácil esperar. O teste do tempo é um dos mais difíceis de enfrentar. Jesus não garantiu a manifestação física imediata da resposta. Mas Ele garantiu a resposta. Ele disse que o Pai responderá. Tudo o que pedirmos em Seu Nome Ele fará. Há maravilhosas promessas sobre as respostas às nossas orações.
A intensidade de nosso desejo determina nosso comportamento. Normalmente nos conformamos com orações sem respostas. A falta de resposta para uma determinada oração deveria ser considerada como algo sério. Deveríamos buscar a razão porque disto. Deveríamos insistir até obter uma resposta. Deveríamos passar da petição para a busca e desta para o bater até encontramos uma resposta. Não creio que Deus fique em silêncio ao nosso clamor. O clamor envolve a intensidade na busca.
Gostaria de compartilhar alguns princípios para uma oração bem sucedida.
1) Resolva o que você deseja da parte de Deus - Tiago 1:6-8
Imagine alguém no supermercado, andando para lá e para cá, sem comprar nada. Alguns agem assim na oração, eles andam, rodeiam e não obtém nada! É melhor você orar dois ou três minutos objetivamente do que orar meia hora sem propósito.
2) Respalde seu desejo com a Palavra de Deus
Deus tem um compromisso com Sua Palavra. Tiago diz que pedimos e não recebemos porque pedimos mal, para esbanjar em nossos prazeres. Seu desejo deve estar alinhado com a Palavra de Deus.
3) Clame até que a fé chegue
A fé vem pela palavra (rhema) de Deus. Hb. 11:1 “ora a fé é a substância...” (DB). Derrube os
argumentos da incredulidade em sua mente. Aguarde a fé em seu coração. Você saberá quando ela
chegar!
4) De posse da fé, Peça ao Senhor e creia que você recebe quando ora - Mc. 11:23,24
Deus é o EU SOU. Esse é o momento em que Deus ouve, quando você pede no presente.
5) Confesse que você já possui
Essa parte é a mais difícil para mim. Mas faz parte do caminho da fé. A Bíblia diz em Romanos 4.7 “o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem”. Abraão se fortaleceu na fé, dando glória a Deus (Rm 4.20). O louvor expressa nossa fé. Você sofrerá ataques violentos em sua mente. Algumas pessoas também falarão negativamente. Mas se você tem a convicção de fé. Não tema. Siga em frente.
Gostei muito dessa postagem, aprendi muito..